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domingo, 17 de abril de 2011

Projeto Alimentação saudável 5° ano

Universidade Estadual de Goiás-Uruaçu
Curso: Licenciatura em Pedagogia
7° período  4° ano
Professora: Gizelda
Acadêmicos:
 Elvânia
Jânio  Ferreira Alves
Meire Donizete
Miriam Aparecida
Paula Cristina
Poliana dos Santos Pereira Silva Maciel
Wilma Matos
PROJETO: Uma boa alimentação, uma vida saudável.
Disciplina: Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Matemática.
Série: 5°ano           Faixa etária: 11 anos.
Duração:
Tema central: Alimentação, obesidade.
Objetivos:
·         Conhecer a importância de uma boa alimentação.
·          Classificar os alimentos de acordo com a pirâmide alimentar.
·         Saber ler e interpretar textos informativos.
·         Identificar as Quantidades de calorias existentes em cada porção de alimentos.
·         Reconhecer possíveis problemas e doenças causadas pela má alimentação.
·         Saber  a importância dos exercícios físicos para prevenção da obesidade.
·         Ampliar o repertório de leitura de poesias.
·         Conhecer os cálculos de IMC, e IAC.
·         Resolver situações-problema envolvendo cálculos de IMC, e IAC.
·         Construir gráficos e tabelas através de pesquisas feitas na sala de aula entre os alunos.
·         Ampliar e construir noções de medida pelo estudo de diferentes grandezas.
·         Produzir poesias sobre a alimentação.
·         Ler e corrigir as próprias produções.
·         Produção de textos através de imagens seqüenciais.
Estratégias de realização
1°Etapa: A professora irá convidar os alunos para assistirem a um vídeo sobre a importância da alimentação, destacando os problemas e doenças que podem ocorrer diante a má alimentação.
2°Etapa: Os alunos irão fazer uma leitura de um texto informativo “Dicas para uma alimentação saudável”,em seguida de uma interpretação oral do mesmo.
3°Etapa: A professora irá apresentar á turma um cartaz com a pirâmide alimentar, para depois com várias figuras de alimentos os alunos possam classifica - Las de acordo com a pirâmide alimentar.
4°Etapa: Os alunos serão divididos em equipes, através de uma dinâmica com fitinhas coloridas, onde os que pegarem as fitas da mesma cor formarão grupos. Cada equipe receberá uma tabela demonstrando o alimento a quantidade e calorias, para que possam resolver situações-problemas propostas pela professora.
5°Etapa: A professora irá propor a leitura do texto “O dia de Clárice”, destacando a alimentação citada no texto, Classificando o gênero textual, a classificação dos alimentos e suas matérias primas.
6°Etapa: Os educandos irão assistir a uma vídeo sobre as doenças causadas pela má alimentação.
7°Etapa: Em uma roda de conversa após o vídeo, os alunos irão associar as atividades físicas com a saúde e prevenção de doenças como a obesidade.
8°Etapa: A professora irá distribuir poesias entre os alunos, pedir que leiam, e que comentem. Após, trocar as poesias para que colegas também as leiam.
9°Etapa: Os alunos irão produzir poesias sobre alimentação, onde a professora deverá estar observando e ajudando- os durante todo o tempo.
10°Etapa: Já com as poesias pré prontas, os próprios autores deverão rele- lãs e descobrir possíveis erros ortográficos, de conjunção, de rimas, etc. Deverão corrigi- lãs com a colaboração da professora.
11°Etapa: A professora irá apresentar á turma o cálculo do IMC, e explicar para que é usado e como é usado. Em seguida cada aluno deverá medir a altura dos colegas com ajuda de fitas métricas fixadas na parede, e   pesar os colegas com uma balança, e registrar em forma de ficha.
12°Etapa: Deverá ser feita um giro entre colegas para que todos conheçam o IMC do colega, para que depois construam uma tabela e um gráfico, com alunos abaixo do peso normal, alunos  com peso normal, e alunos acima do peso.
13°Etapa: Deverá ser trabalhado em sala de aula valores, como respeito, amizade, união, pretendendo que os alunos entendam que não devemos praticar o preconceito ou o bullyng na sala de aula, por que todos se não se cuidarem podem ser obesos um dia.
14°Etapa: A professora irá distribuir situações-problemas envolvendo o cálculo do IMC, para que no primeiro momento tentem resolver sozinhos, e após com a ajuda da educadora.
15°Etapa: Através de imagens seqüenciais  os educandos irão produzir um texto, observando as regras gramaticais. As histórias depois de corrigidas serão levadas para os alunos do 2°ano do Ensino Fundamental, para que pratiquem a leitura.
16°Etapa: A educadora irá levar os alunos á sala de recursos tecnológicos, e orientá- los em uma pesquisa sobre o novo método para medir a gordura do corpo. IAC.
17°Etapa: Os alunos poderão tentar medir a circunferência do Quadril dos colegas e construir  um novo gráfico, podendo comparar o gráfico feito com o IMC, e o Feito com IAC.
18°Etapa: Será proposta a leitura sobre os benefícios das frutas.
19°Etapa:O projeto será encerrado com degustação de receitas saudáveis trazidas pelos educandos e pela professora.

Recursos de apoio: Vídeos, cartazes, recortes de revistas, fita métrica, balança, calculadora, atividade impressa.

Avaliação: Será observada a participação dos alunos nas atividades, de forma individual, e também coletiva.



























Dicas para uma alimentação saudável:
1. Mantenha um diário alimentar. Coloque na porta da geladeira, se necessário, uma folha onde deve escrever o que come, evitando assim, o abuso de certos alimentos.
2. Coma mais cenouras. Pessoas que são mais compulsivas para comer à noite acabam comendo menos, deixando de repetir o prato, se antes de iniciar a refeição ou quando chegar em casa comer algumas pequenas cenouras.
3. Diga não aos doces. Troque por frutas desidratadas ou bananas, mas evite doces e chocolate.
4. Evite tomar bebidas alcoólicas.
5. Evite os alimentos gordurosos. Não ingira mais que 30 gramas de gordura por dia.
6. Elimine a manteiga, a margarina e a maionese de sua dieta. No lugar da maionese use mostarda e no da manteiga use queijo ou iogurte natural, ambos são pobres em gordura e em calorias.
7. Existem certos beliscos que não engordam e você pode até levar para o cinema, evitando guloseimas que se vendem nestes locais; experimente frutas desidratadas sem açúcar e crocantes e alguns biscoitos fibrosos que se vendem em farmácias de manipulação e em lojas produtos naturais.
8. Não repita uma refeição. Faça quatro ou cinco pequenas refeições por dia no lugar de uma ou duas refeições de maior quantidade; para sobremesa coma frutas ou salada de frutas no lugar dos doces.
9. Não pule o café da manhã, ou mesmo uma refeição principal, assim a vontade de beliscar fora de hora será bem menor.
10. Tome um café da manhã rico em fibras com alguma proteína, como uma mistura de cereais com leite, uma torrada de pão integral com queijo com baixo teor de gordura; isto reduz o apetite por maior tempo evitando alimentos fora de hora.
11. Algumas pessoas sentem uma grande necessidade de comer doces após o jantar. Uma boa opção é tomar uma xícara de chá sem cafeína, como chá de ervas, adoçado com um pouco de mel, no lugar do açúcar.
12. Para não comer muito antes do jantar ao chegar em casa após a faculdade ou trabalho, uma dica é comer ou beber alguma coisa antes de ir para casa, como uma fruta ou uma bebida sem açúcar, como leite desnatado, suco de frutas ou água de côco.
13. Evite os biscoitos doces. Quanto mais você os come mais vontade terá de repetir.
14. Muitas pessoas que não se contêm na alimentação à noite melhoram bastante praticando exercícios físicos neste horário, por melhorar os níveis de endorfinas no cérebro.
15. Uma sugestão para se comer menos à noite é começar a refeição com vegetais, acrescentando molho de tomate de macarronada, alho e ervas, o que lhes dá maior sabor.
16. Assim que terminar de comer escove seus dentes. Esta prática desestimula a comer de novo porque altera o sabor da comida.
17. Se você gosta de tomar leite passe a beber o desnatado; a diferença é de 16 calorias por copo em relação ao leite integral.
18. Faça uma lista de seus maus hábitos alimentares, como procurar alimentos açucarados, salgados ou frituras. Procure eliminar um de cada vez da sua dieta; será mais fácil do que retirá-los todos de uma só vez.
19. Durma bem. Quando você não dorme o tempo necessário seu organismo necessita de mais energia e você acaba comendo mais do que deve. Dormir bem ajuda a emagrecer.
20. Se você sempre tem vontade de comer fora de hora, pode usar um truque: coma uma fruta.
21. Substituir doces por banana funciona bem e ajuda a emagrecer além de ser bem nutritiva.
22. Você já experimentou as bananinhas desidratadas sem açúcar? São ótimas.
23. Troque seu refrigerante por chá, água de côco, suco de fruta ou suco de tomate. Uma lata de refrigerante contém cerca de 150 calorias enquanto um copo de suco de tomate contém apenas 30 calorias.
24. Tome água. Pegue uma garrafa de água de 250 ml e leve para a sala de aula ou em casa. Vá tomando e torne a enchê-la e tomá-la.
25. Tome chá verde pela manhã antes de praticar exercícios. O chá verde hidrata, tem propriedades antioxidantes, protege contra o câncer de pele, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura.
26. Para evitar fazer alguns beliscos desnecessários durante o dia uma boa dica é mascar chicletes sem açúcar. Além de desviar a atenção dos beliscos ainda você consegue queimar onze calorias extras por hora ao mascar chiclete.
27. Antes de comer alguma coisa extra, pergunte a você mesmo se está realmente com fome.
28. Para algumas pessoas que têm muita vontade de beliscar à noite comer picles é uma boa opção. Seu sabor forte acaba tirando a vontade de comer mais alguma coisa e tem baixo valor calórico.
29. Coma mais frutas como maçã e laranjas. Fazem bem à saúde e reduzem a vontade de comer doces.
30. Uma bela salada verde misturada com atum, sardinha ou ovo cozido, coberta com iogurte natural, bem temperada com alho e ervas, como orégano, funciona bem antes do jantar. É saudável, nutritivo e diminui aquela necessidade de comer algo que sacie rápido como pão, batata e alimentos gordurosos.
31. Se convidado para sair para jantar com amigos, ou mesmo para comer aquele espetinho de carne e farofa bem calóricos, que tal convidá-los para jantar em sua casa e fazer uma comida saudável, pobre em gordura e evitando exageros com massas e arroz. Assim, você agrada os amigos e mantém controle da situação, o que não acontece quando você come fora de casa.
32. Se tiver de comer fora de casa, procure um restaurante japonês; seu estilo alimentar é interessante, com menor quantidade de alimentos de alto valor nutricional. Outra opção são os restaurantes vegetarianos.
33. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e procure sentir bem seu sabor. Assim você comerá de forma correta facilitando sua digestão e em menor quantidade.
34. Sempre pratique exercícios.


























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